Como emagrecer sem deixar de comer chocolate?
Como emagrecer sem deixar de comer chocolate

Não é de hoje que se tem pensado numa dieta para emagrecer mais leve e menos radical, sem excluir tudo o que já comemos. Ninguém quer abrir mão do que gosta, o que faz alguns questionarem se é possível comer chocolate sem engordar.

E chocolate engorda mesmo? Sim, ele pode engordar. Porém, o problema não é o alimento, mas sim o seu tipo e a quantidade consumida. Caso escolha bem o que vai comer e o quanto vai comer, é possível utilizar o chocolate para emagrecer.

Por isso, prossiga com a leitura do artigo e veja como usar o chocolate para a dieta de emagrecimento!

Como o chocolate engorda?

“Como qualquer outro alimento, o chocolate engorda através de uma qualidade duvidosa, composição ruim e quantidade exagerada.”

Segundo pesquisas relevantes, a ingestão exagerada do chocolate traz o risco de engordar cerca de 2 a 4 kg numa única semana. Os maiores culpados são os açúcares e gorduras presentes no alimento, principalmente no chocolate ao leite e o branco.

Quando há o consumo excessivo do chocolate, há o ganho elevado de calorias. Se você apresenta um metabolismo lento, o problema é ainda pior, pois essas calorias levam mais tempo para serem queimadas.

E além do ganho de peso, os açúcares e gorduras levam ao inchaço do corpo, dores de estômago e de cabeça, diarreia e refluxo. Porém, há um chocolate que não engorda? A resposta é sim e você conhecerá ele agora!

Chocolate sem engordar é possível?

Um chocolate que não engorda existe sim – inclusive, ele pode ser um aliado na dieta para emagrecer. Segundo pesquisas, é possível utilizar o chocolate para a dieta de emagrecimento em pequenas doses, geralmente 1 quadradinho de chocolate por dia.

Nesse caso, o chocolate que não engorda é o chocolate amargo ou meio amargo, que favorece o metabolismo, deixando ele mais acelerado. Com isso, há uma queima maior das gorduras presentes no corpo.

Além disso, o alimento apresenta antioxidantes que interferem na produção do hormônio leptina. Ele é que regula a saciedade, o que aumenta a chance de você se sentir satisfeito comendo pouco.

Por que usar o chocolate para a dieta de emagrecimento?

O chocolate se trata de um alimento formado por flavonoides, que são compostos fenólicos que defendem o organismo. Além disso, traz sais minerais e vitaminas A, B, C, D e E, sendo mais saudável nas versões com menor concentração de açúcar e gordura.

Dessa maneira, posso lhe dar 4 motivos para adicionar o chocolate amargo ou meio amargo entre os seus alimentos saudáveis:

  • Ajuda a emagrecer pelo favorecimento do metabolismo e pela sensação de saciedade;
  • Combate as doenças do coração, diminuindo os níveis do colesterol LDL e Total;
  • Evita o envelhecimento precoce, neutralizando os radicais livres que provocam o envelhecimento;
  • Causa bem-estar, tendo a feniletilamina, substância que causa uma sensação de extremo bem-estar.

Qual é a informação nutricional do chocolate amargo?

Em geral, o chocolate amargo é o mais recomendado entre as principais ofertas de chocolate. Mesmo assim, não deve passar do consumo de 1 quadradinho por dia. Nesse único quadradinho, você encontra:

  • 27,2 calorias de energia;
  • 0,38 g de proteínas;
  • 1,76 g de gorduras;
  • 2,6 g de carboidratos;
  • 0,5 g de fibras.

Como usar o chocolate para emagrecer?

Para aparecerem os benefícios do chocolate, é importante consumir apenas 1 quadradinho por dia, realizar uma dieta balanceada e praticar atividades físicas regularmente.

Mesmo com os seus benefícios, o chocolate ainda é cheio de calorias e gorduras. Por isso, não pode ultrapassar a quantidade recomendada e deve utilizar o alimento como sobremesa de uma refeição principal com salada.

As fibras presentes nos legumes fazem com que o açúcar seja absorvido de forma mais lenta pelo intestino. Com isso, você diminui o aumento da glicemia. De qualquer forma, vamos ver uma dieta para emagrecer com chocolate!

Café da manhã

No café da manhã, tenha um cardápio com:

  • 1 copo de leite desnatado;
  • 1 colher de sobremesa de cacau em pó;
  • 3 torradas integrais com margarina.

Nos outros dias, você pode trocar tudo por: iogurte desnatado + 30 g de cereais de aveia + kiwi ou copo de leite desnatado com café + pão integral com ricota.

Lanche da manhã

No lanche, 1 banana amassada com 1 colher de aveia em flocos serve bastante bem para perder o peso. Outras opções são maçã com 2 castanhas ou um copo de suco verde de couve com abacaxi.

Almoço/jantar

Para o almoço e o jantar, você pode trazer uma macarronada integral com atum, berinjela, pepino e molho de tomate. Ao final, 25 g de chocolate amargo funcionam muito bem.

Obs: em outras opções, sempre adote 25 g de chocolate amargo!

Lanche da tarde

Para o lanche de tarde, serve muito bem:

  • 1 iogurte desnatado;
  • 1 colher de linhaça;
  • 1 pão integral com queijo.

Outras opções são: suco rosa de beterraba com laranja + tapioca pequena com margarina ou iogurte desnatado + 1 colher de aveia + 2 fatias de mamão.

Conclusão

Apesar de ser possível manter o chocolate na dieta para perder o peso, o mais recomendado a se fazer é focar nos alimentos saudáveis. Que tal uma melancia doce ou um legume bem temperado no lugar do chocolate com seus açúcares e gorduras?

Para mudar o seu paladar, você deve acostumá-lo de pouco em pouco com a gostosura dos alimentos mais saudáveis. Conforme pega o ritmo, seu corpo começa a apreciar mais essa alimentação, que se torna mais deliciosa para o seu paladar.

Com isso, você mantém o chocolate sem engordar da forma mais saudável possível. Quer saber mais sobre dietas? Então, agende a sua consulta comigo e veja como montar uma alimentação que não deixa as coisas boas de fora!

Fale comigo pelo Whatsapp!