Farinha de aveia, farelo de aveia e aveia em flocos, tem diferença?
Farinha de aveia, farelo de aveia e aveia em flocos, tem diferença

A aveia é um item famoso em qualquer dieta saudável, já que se apresenta como uma excelente fonte de fibras e carboidratos. Porém, qual é a diferença entre o farelo, farinha e os flocos de aveia em composição nutricional?

Ninguém pode negar que os três apresentam ótimos benefícios para quem está atrás do emagrecimento saudável. Contudo, os benefícios que trazem são diferentes um do outro, o que pode impactar na dieta que está montando.

Por isso, prossiga com a leitura do artigo e conheça mais a fundo os benefícios da farinha de aveia, dos flocos e do farelo!

Qual é a diferença entre o farelo, farinha e os flocos de aveia?

“Por ser um alimento rico em benefícios, a aveia apresenta um grande espectro de possibilidades para o consumo.”

A aveia se trata de um cereal da família das poáceas, que apresentam sementes ricas em variados nutrientes. Dentro desta família, surgem outros grãos sempre presentes na alimentação saudável, como o trigo, o arroz, a cevada, o milho, entre outros.

Porém, vamos no ater à aveia: em que ponto surge a diferença entre os seus tipos? De forma direta e simples, a principal diferença reside na quantidade de fibras e de carboidratos.

E como essa diferença surge? Acontece que, no processamento, a farinha de aveia é separada do farelo, enquanto os flocos de aveia são obtidos através da prensa em grãos inteiros. Com isso, surge a diferença na composição nutricional.

Contudo, para entender melhor a diferença, vamos por partes!

Farinha de aveia

A farinha de aveia é obtida através da parte mais interna do grão, o que lhe confere a coloração esbranquiçada, que é resultado do carboidrato. Inclusive, é rica em açúcares e carboidratos, mas bastante pobre em fibras solúveis.

Apesar disso, é uma excelente substituta para a farinha de trigo em receitas envolvendo bolos, pães e panquecas.

Farelo de aveia

Já o farelo de aveia é obtido na parte mais externa do grão, o que lhe faz ser extremamente pobre em carboidratos. Porém, é rico em proteínas e fibras solúveis, que diminuem a velocidade de absorção da glicose no sangue e controlam o colesterol.

Além delas, apresenta bastante cálcio, magnésio, fósforo, ferro, potássio e vitaminas do complexo B.

Por ser feito apenas da casca do grão, onde se concentra a maior parte das fibras solúveis, o farelo de aveia apresenta uma coloração bege.

Flocos de aveia

Por fim, as aveias em flocos são produzidas na prensagem dos grãos inteiros, onde adquirem o formato achatado. Apesar de já ser um tipo de aveia, podem ser encontradas três subdivisões pelo processo de corte e flocagem:

  • Flocos finos;
  • Flocos médios;
  • Flocos grossos.

Pela sua forma de produção, mantém todos os açúcares, carboidratos e nutrientes. Porém, não é aceito em todas as dietas por conter muito carboidrato.

Qual escolher para a sua dieta saudável?

Como pode ver, há uma diferença de processamento entre os três tipos da aveia, que são obtidos através de diferentes partes do grão. Com isso, há uma variedade pelo teor maior ou menor de fibras e carboidratos.

Essa diferença na composição nutricional impacta na escolha que vai ter para a alimentação saudável. Vamos ver por partes novamente!

Para a redução do colesterol: farelo de aveia

O farelo de aveia apresenta uma composição rica em fibras solúveis, com foco especial nas betaglucanas. Elas apresentam um ótimo efeito na redução do colesterol.

As fibras solúveis se dissolvem no estômago e intestino delgado, formando um aspecto de gel, algo viscoso. Com essa viscosidade, os carboidratos são absorvidos de forma mais lenta, o que permite o controle da glicemia.

Por fim, a ingestão das fibras contribui para a sensação de saciedade , o que é ótimo para quem busca o emagrecimento saudável.

Para a prática de atividades físicas: aveia em flocos

Já os flocos são os mais utilizados por praticantes de atividades físicas, pois contém uma quantidade maior de carboidratos. Com isso, fornece uma fonte de energia necessária para a queima de gordura durante o exercício físico.

Mesmo assim, ainda podem ser adotados para a redução do colesterol ou da glicemia.

Para o preparo de bolos saudáveis: farinha de aveia

A farinha apresenta uma menor quantidade de fibras, mas um teor maior de carboidratos a cada 100 gramas. Com isso, traz propriedades semelhantes às das farinhas de trigo, arroz e de milho.

Caso não possa ingerir glúten ou trigo, pode substituir as outras farinhas pela de aveia na produção de bolos, pães e outros alimentos.

Conclusão

Independente da forma que escolher a aveia, ela continua sendo um alimento muito nutritivo e bastante versátil. O cereal pode ser utilizado de várias formas, o que enriquece o seu cardápio para emagrecer mais rápido e de maneira saudável.

Agora que sabe a diferença entre farelo, farinha e flocos, é momento de pensar em como utilizar essas opções na cozinha. Agende a sua consulta para que possamos trabalhar melhor esse cereal na sua dieta!


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