Manter o peso é possível?
Manter o peso é possível

A perda de peso é algo que demora a ser conquistado, exigindo vários esforços da pessoa em sua alimentação e na prática de atividades físicas. Porém, tão difícil quanto é manter o peso que foi conquistado.

Quando se chega no peso ideal, você corre o risco de não saber o que fazer e botar tudo que conquistou a perder. Para ter sucesso com o emagrecimento saudável, você precisa criar um comportamento alimentar que vai se manter até mesmo nesse momento.

Então, como manter o peso depois de emagrecer? Prossiga com a leitura do artigo e veja o que deve fazer!

Finalmente conseguiu a perda de peso – e agora, como manter o peso?

“O segredo de como manter o peso é saber que conquistou o peso ideal.”

A manutenção do peso é possível através de duas coisas: estilo de vida saudável e o estabelecimento do que é o seu peso ideal. De nada vale perder peso, se o peso que conquistou não é sustentável para o seu biótipo.

Por isso que não é recomendada a prática de restrições alimentares pesadas, pois nunca é possível manter tamanha restrição por tanto tempo. Da mesma forma, muito exercício físico não é algo saudável. Ao final, um leve deslize já bota tudo a perder.

E manter o peso também é uma questão de estilo de vida. Se você emagrece, mas logo volta aos velhos hábitos ruins, o seu objetivo desmorona. Mesmo depois do emagrecimento saudável, você precisa manter o comportamento alimentar da dieta.

O que você deve prestar atenção nesse momento?

Primeiro, você deve ter a noção de qual é o tripé da boa forma: a alimentação saudável, exercícios para manter o peso e a manutenção da automotivação. Essa última parte é importante para segurar o ânimo nas outras duas.

Segundo, você precisa acompanhar o seu peso, de forma a conhecer mais do seu corpo e manter a motivação. Não tenha medo de enfrentar a balança – toda manhã antes do desjejum, meça o seu peso e anote numa tabela.

Terceiro, tenha noção de que variação baixa de peso não é o mesmo que engordar. Quando o aumento é próximo de 1,5 kg, é provavelmente uma simples variação. Mas caso o aumento seja sério, se questione o descuido que levou a isso e se planeje melhor.

Quarto, mantenha sempre a dedicação, pois a falta de cuidado é o maior perigo para quem tem medo do ganho de peso!

Como manter o peso depois de emagrecer?

Agora que abordamos os principais pontos para a manutenção do peso, vamos para a parte prática: como manter o peso depois de emagrecer. Tudo começa pela manutenção do seu comportamento alimentar e do seu estilo de vida.

Para entender melhor isso, aqui vão algumas dicas de como manter o peso!

Seja realista na sua dieta para manter o peso

Infelizmente, a vontade de comer muito ou de comer aquilo que não deve sempre vai existir. Como essa forma de alimentação já fez parte da sua vida, o cérebro acaba trazendo à tona os antigos comportamentos.

Com isso, o fato do desejo voltar não significa que o seu emagrecimento foi uma farsa e que você deva desistir. Tenha expectativas realistas sobre a sua dieta para manter o peso, entendendo que os desejos voltam, mas que você não precisa atender eles.

Não tema alguns alimentos que podem continuar na sua vida

Muitos acham que o medo de comer certos alimentos significa que a dieta está funcionando, mas na verdade não está não. O medo de certos alimentos é o principal sinal de que você está próximo de uma recaída.

Por exemplo, o medo de comer chocolate – não faz mal algum 1 quadradinho por dia na sua alimentação. Agora, se está com medo dele, significa que a sua reeducação alimentar ainda não terminou.

Continuar com a reeducação alimentar é a melhor forma de se defender das recaídas, já que você se torna apto a enfrentar todos os alimentos.

Construa uma ótima dieta para manter o peso

Para construir a alimentação adequada para essa fase, você deve realizar adições (ou manter o que já consome) e fazer reduções. Por exemplo:

  • Adicionar os alimentos ricos em proteínas magras;
  • Reduzir as gorduras ruins, como a saturada e a trans;
  • Adicionar mais ingestão de água no seu dia, caso não tome o necessário para o seu biótipo;
  • Reduzir o consumo de alimentos industrializados que são ricos em gorduras, calorias, açúcares, sal, cafeína, realçadores de sabor e conservantes;
  • Adicionar o consumo de alimentos ricos em carboidratos integrais.

Entenda que falhas temporárias podem ocorrer

Como diz o saber popular, “ninguém é de ferro”. O fato de ter falhas temporárias não implica num fracasso permanente – se você consegue sair disso, significa que o seu emagrecimento ainda valeu a pena.

Claro que o melhor a se fazer é evitar as situações que levem ao seu aumento no desejo de comer!

Mantenha o planejamento

Para emagrecer, você teve que adquirir habilidades novas, que devem ser mantidas após o emagrecimento. Para não ter o ganho de peso, você precisa continuar praticando essas habilidades, como:

  • Exercícios de respiração;
  • Atividades de relaxamento;
  • Construção de imagem mental positiva;
  • Busca por evidências que apoiem a sua manutenção.

Conclusão

Como manter o peso? Ao fim desse artigo, você já deve ter notado que não é tão complicado assim. A manutenção é uma questão de planejamento e de perseverar nas práticas que garantiram o seu emagrecimento. Para perder o peso, você teve que adotar um novo estilo de vida, que deve ser continuado para manter o peso. Agende a sua consulta agora para que possamos montar o melhor plano para a continuação da sua vida saudável!

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