Nutrição Esportiva: tudo o que você precisa saber
Nutrição Esportiva tudo o que você precisa saber

A nutrição profissional, por si só, já é importantíssima para quem busca uma vida mais saudável. Porém, ela se torna mais crucial quando envolve exercícios físicos. Nesse caso, surge um termo específico: a nutrição esportiva.

A nutrição no esporte é o espaço onde se une a educação física com a nutrição profissional. Não há uma fórmula pronta para ela, pois cada plano de nutrição é montado de acordo com as necessidades do esportista.

Por isso, prossiga com a leitura do artigo para se informar melhor sobre o assunto e buscar a melhor nutrição para você!

O que é a nutrição esportiva?

“Cada esportista possui objetivos específicos, que podem ser potencializados através da nutrição esportiva.”

De forma simples, a nutrição esportiva é a área que estuda a relação entre a prática de esportes e alimentação para atletas amadores e profissionais. Ela aplica os conhecimentos de nutrição, fisiologia e bioquímica para:

  • Melhorar o desempenho nos esportes;
  • Agilizar a recuperação após os exercícios físicos;
  • Promover uma melhor saúde.

O papel da nutrição no esporte é zelar pelo melhor estado do atleta em suas práticas esportivas, aumentando o seu desempenho e mantendo a saúde.

Qual é a importância da nutrição esportiva?

Para entender o papel da nutrição no esporte, é necessário visualizar a relação íntima entre alimentação e atividade física. A alimentação é responsável por fornecer os nutrientes necessários para a disposição e energia, como:

  • Carboidratos;
  • Proteínas;
  • Fibras;
  • Vitaminas;
  • Minerais;
  • Etc.

Já a atividade física é necessária para a regulação do metabolismo, melhora da qualidade de vida e para a queima de gordura. Para que um auxilie o outro, é preciso montar uma dieta que esteja de acordo com a modalidade praticada e a composição corporal.

O plano alimentar de cada pessoa é diferenciado, já que todo indivíduo apresenta uma composição corporal própria. Enquanto isso, os diferentes esportes exigem diferentes necessidades, o que também contribui para uma dieta diferenciada.

Dessa forma, o papel da nutrição no esporte é montar uma alimentação que esteja de acordo com o corpo e com a prática esportiva.

Para quem é recomendada a nutrição no esporte?

Apesar do nome, não existe só nutrição no esporte de alto rendimento. A sua atuação é abrangente, atendendo a qualquer pessoa que realize exercícios físicos de forma regular. Dessa forma, amadores ou profissionais podem contar com um nutricionista esportivo.

O que faz o nutricionista esportivo?

O nutricionista esportivo é o profissional responsável por avaliar o seu estilo de vida, hábitos alimentares e a preparação física e psicológica. Ele pode fazer parte de uma equipe multidisciplinar, numa equipe esportiva, ou atuar em:

  • Clubes;
  • Academias;
  • Consultórios;
  • Atendimentos personalizados em domicílio.

O nutricionista avalia o histórico do paciente para montar um plano alimentar adequado para a sua melhor performance e o equilíbrio no organismo. Ele avalia quais micro e macronutrientes são essenciais para o desempenho em cenários específicos.

Nesse caso, ele também precisa conhecer a rotina de preparação física do paciente para entender quais são as suas necessidades principais.

O que é importante na avaliação do paciente?

  • Histórico de saúde e genético;
  • Quais atividades físicas costuma praticar, com sua duração, intensidade, frequência e especificidades;
  • Exames laboratoriais;
  • Estilo de vida, com hábitos alimentares, rotina diária e vícios que possui;
  • Composição corporal;
  • Principais objetivos.

O que o nutricionista esportivo pode fazer?

Entre as principais atribuições do nutricionista, você tem:

  • Avaliar a sua composição corporal;
  • Elaborar uma dieta para treinamentos e competições;
  • Desenvolver um plano de hidratação;
  • Encaixar a suplementação para a nutrição esportiva;
  • Fornecer informações relevantes para o paciente melhorar o seu comportamento alimentar.

Quais são os principais objetivos para a nutrição no esporte de alto rendimento?

Cada modalidade apresenta as suas próprias especificidades, o que impacta no desenvolvimento da nutrição no esporte de alto rendimento. Além disso, a nutrição também deve se encaixar nas suas especificidades corporais.

Mesmo assim, todos os planos alimentares costumam apresentar objetivos principais em comum. Veja agora quais são!

Mais energia e melhor performance

A nutrição tem o objetivo principal de proteger a saúde do atleta que leva o seu corpo ao limite na prática esportiva. O profissional precisa elaborar um plano alimentar que acompanhe o esforço envolvido, de forma que não haja fadiga muscular e acidentes.

Manutenção do peso

O peso corporal tem importância na prática esportiva – em eventos oficiais, pode até mesmo causar a eliminação do atleta. Por isso, o nutricionista esportivo tem o dever de orientar na manutenção do peso, causando ganho ou perda de massa de forma saudável.

Melhor hidratação

A hidratação é tão importante quanto os outros dois objetivos, pois a desidratação afeta a saúde da pessoa e o seu desempenho nas atividades físicas. Por isso, o nutricionista deve guiar o atleta no consumo de água e de outras bebidas esportivas.

A suplementação na nutrição esportiva é necessária?

A suplementação na nutrição esportiva é necessária apenas se o profissional disser que sim. Há uma valorização excessiva dos suplementos que não é saudável, pois um plano alimentar bem montado já pode resolver o problema.

Agora, se no seu caso, apenas a alimentação não resolve, aí sim se faz necessário o uso de suplementos. O nutricionista tem o dever de indicar a dosagem e o suplemento que traz os melhores benefícios para o seu caso.

Conclusão

A nutrição esportiva é uma excelente combinação entre educação física e nutrição. Para qualquer pessoa que aspire a ser atleta ou só queira praticar atividades físicas, o nutricionista esportivo é uma figura muito importante.

Agora que entende a importância da nutrição esportiva, tenho um convite a fazer. Agende a sua consulta agora para que possamos montar uma dieta personalizada para o seu corpo e para a sua prática esportiva!

Fale comigo pelo Whatsapp!