Pare de fazer isso, se você quer ganhar massa muscular!
Muscular bodybuilder doing heavy deadlifts at gym

Para ganhar massa muscular, é necessário se atentar a dois grandes pilares: a prática de exercícios físicos e a alimentação. Quando se combina esses dois elementos, fica muito mais fácil de alcançar o objetivo, como a hipertrofia muscular.

O problema é que assim como você pode acertar, há também a chance de cometer erros que te impedem de ganhar massa muscular. Eles podem ser engano pontuais ou falhas baseadas em mitos populares.

Prosseguindo com a leitura do artigo, você vai conhecer os erros e como NÃO ganhar massa muscular!

Quais são os erros que te impedem de ganhar massa muscular?

“Na maioria dos casos, a dificuldade da pessoa em ganhar massa muscular rápido é uma questão de esforço empregado em ideias erradas.”

Por causa de muita desinformação na internet, é comum que as pessoas aprendam a como NÃO ganhar massa muscular. Elas aumentam a carga e o volume de treinos, fazem suplementação e ainda assim não alcançam a hipertrofia muscular.

A hipertrofia muscular se trata do crescimento das células do músculo, que ocorre pelo rompimento das fibras musculares. Ela é o resultado da sobrecarga imposta nos treinos, mas também da alimentação para ganhar massa muscular.

O que ocorre no processo para o ganho de músculos é que as pessoas se concentram nas ideias básicas e esquecem de detalhes importantes. Pensando nisso, prossiga com o artigo e saiba como não ganhar massa muscular!

1. Você pula refeições

Conforme a vida fica mais agitada, as pessoas começam a pensar menos nas refeições que fazem. No pior dos casos, elas até esquecem da refeição, começando pelo café da manhã, que é uma das mais importantes.

Sem o café da manhã, você não acumula energia para as atividades, o que leva ao sacrifício da musculatura para obter essa energia. Então, não pule as refeições, repense elas para compor uma dieta balanceada.

2. Não consome as calorias necessárias

Mesmo quando as pessoas consomem todas as refeições, elas ainda cometem o erro de não consumir as calorias necessárias para o ganho de massa muscular. Por isso que você deve pensar melhor nos alimentos que consome.

Dessa forma, você evita as “calorias vazias” de alimentos com baixo teor de nutrientes. Foque na alimentação para ganhar massa muscular!

3. Não se alimenta bem depois do treino

Se alimentação antes é importante para ganhar massa muscular rápido, imagine depois dos exercícios físicos. Quando não se alimenta em até 30 minutos depois do exercício, você perde a janela de oportunidade para reabastecer os nutrientes essenciais.

Sem eles, você não tem com o que alimentar os seus músculos após o rompimento das fibras musculares.

4. Se apoia totalmente nos suplementos alimentares

Os suplementos alimentares são ótimos aliados, mas não podem ser encarados como substitutos da alimentação. Eles oferecem nutrientes importantes para completar a sua dieta e permitem ganhar massa muscular rápido.

Contudo, utilizar majoritariamente ou totalmente os suplementos não fornece os nutrientes necessários para esse objetivo.

5. Usar cargas demais sem pensar

Um dos maiores erros que te impedem de ganhar massa muscular é achar que levantar peso excessivo lhe dará garantia de massa muscular. A única oportunidade que tem é a de se machucar durante a prática.

Por isso, só aumente a carga se o atual exercício estiver sendo realizado de forma fácil, ou seja, sem fadiga.

6. Esquecer os carboidratos

É a proteína que forma o músculo de fato, mas sem o carboidrato, você não tem energia o suficiente para o ganho de massa muscular. Não se esqueça disso quando estiver compondo a dieta para ganhar músculos.

7. Retirar as gorduras da alimentação

É um erro comum do brasileiro confundir diminuição com exclusão dos nutrientes e quem sofre mais com isso são as gorduras. A gordura é essencial para a fabricação dos hormônios anabólicos, que auxiliam no processo de ganho da massa muscular.

O que você precisa se livrar é das gorduras trans e de outros tipos que promovem o excesso maléfico à saúde. Fora isso, mantenha as gorduras saudáveis na sua alimentação.

8. Não se hidratar bem

A água é 60-70%do nosso peso corporal e também uma parte essencial para ganhar músculos. Um músculo que sofre com 3% de desidratação, perde 10% da força e 8% da velocidade, o que facilita no surgimento da fadiga.

E a falta de boa hidratação também afeta no metabolismo dos macro e micronutrientes. Por fim, a água se faz essencial na eliminação de toxinas do organismo pela urina.

9. Exagerar no álcool

O álcool é capaz de desidratar e sobrecarregar os rins, fígado e cérebro, afetando a sua força e equilíbrio. Além disso, ele ataca a reserva de glicogênio hepático, matéria-prima para os músculos, o que afeta o rendimento dos treinos.

Por fim, ele “libera” a dopamina, que acaba inibindo a ação da prolactina e da testosterona. Dessa forma, busque maneirar no consumo de álcool!

10. Não dormir bem

Para ter sucesso com a massa muscular, os músculos precisam de uma oportunidade para se recuperar. Sem uma boa noite de sono, você não descansa o corpo e evita que hormônios importantes sejam bem produzidos nesse período.

Então, depois de uma série de exercícios intensos, tenha pelo menos 8 horas de sono.

Ganhar massa muscular é complicado?

Na verdade, não é complicado não – o problema é guiar os seus treinos e alimentação a partir de erros e ideias falsas. Com esse artigo, espero ter ajudado a corrigir algumas falhas que ainda são comuns entre os praticantes de exercícios físicos.

Para ganhar massa muscular, você precisa se comprometer da forma correta com um ótimo planejamento. Se precisa de ajuda nisso, agende a sua consulta comigo para vermos o que podemos fazer por você!

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